O Templo de Hedonê

Blog

Você sente dor na relação sexual?

dor na hora do sexo

Dispareunia é o nome dado ao transtorno, de causas físicas ou psicológicas, caracterizado pela dor genital durante ou após o sexo. Ela pode afetar ambos os sexos, porém é mais comum entre a população feminina. O transtorno afeta a qualidade de vida da mulher, o relacionamento com o parceiro e até a realização de exames ginecológicos. Como causas orgânicas podemos citar as infecções sexualmente transmissíveis, distúrbios hormonais, endometriose, diminuição da lubrificação ou tensão ou contração involuntária nos músculos dos assoalho pélvico. Além das causas geradas por problemas psicológicos.
A dor durante a relação sexual ou após dificulta o ato sexual e reduz a vontade de ter novas relações. Portanto a dor, coceira ou ardência pode ser um sinal de problema e é importante falar com seu ginecologista sobre isso. Não é normal sentir dor na hora da relação. Muitas vezes tão difícil quanto tratar a dispareunia é trazer esse assunto à tona durante a consulta ginecológica.
A dor durante a relação sexual pode ser sentida superficialmente logo na entrada da vagina ou na região mais profunda A dispareunia superficial (ou de entrada) é caracterizada pela dor no introito vaginal. Por outro lado, a dispareunia profunda é quando a dor ocorre no fundo da vaginal, sendo muito comum a endometriose
O principal sintoma de dispareunia é o de sentir dor durante a relação sexual. Essa dor ou incômodo pode surgir em diferentes lugares, como na vagina ou na uretra, na bexiga, na pelve, no pé da barriga ou na região genital, de modo mais generalizado.
Pacientes do sexo feminino podem sentir também cólicas e uma dor mais aprofundada, que geralmente surge devido ao movimento peniano no interior da vagina.
Tipos de dispareunia conforme a sua localização:

As principais causas de dispareunia superficial incluem:
Falta de lubrificação (que pode ser ajudado com o uso de géis)
Trauma, machucados e irritação da pele
Vaginismo (Contração involuntária dos músculos do assoalho pélvico impedindo a penetração)
Vulvodinea ( dor na parte externa da genitália feminina a vulva )
Anomalias congênitas
Período após o parto
Por outro lado, as causas de dispareunia profunda comumente podem ser:
Doença inflamatória pélvica
Endometriose
Cistite
Cistos de ovário
Prolapso uterino
Síndrome do Intestino Irritável
Cirurgias prévias (como cesárea, histerectomia ou outras cirurgias pélvicas)
Fatores emocionais também podem estar relacionadas com a dor na relação sexual. Estresse, depressão, ansiedade e um histórico de abuso sexual são comumente relacionados com a queixa de dor durante o sexo.
Mulheres que tiveram uma educação muito rígida, excessivo medo de engravidar e questões voltadas a religiosidade tambem podem desenvolver impedimentos psicológicos ligados a naturalidade das relações sexuais.
O tratamento depende da causa. Contudo, a maior parte dos pacientes se beneficiam de um tratamento multidisciplinar. Isso significa que pode envolver ginecologista, sexólogo, fisioterapeuta pelvico, psicólogo, entre outros profissionais.
O que eu posso fazer para evitar sentir dor durante o sexo?
Explore-se! …
Arranje tempo para o sexo! …
Capriche nas preliminares! …
Converse com seu parceiro! …
Tome iniciativas! …
Use lubrificante íntimo! …
Escolha posições confortáveis! …
Entenda que sexo não é só penetração!
Então sentir dor na relação sexual não é normal nunca Ok

Texto produzido por: Andrea Scarlato

Fisioterapeuta pélvica

Para saber mais clique aqui

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *